Nesta quarta-feira foi assinado, entre a ANTT e o consórcio Acciona, o Contrato de Concessão Rodoviária de cerca de 200 km da BR-369 no estado do Rio de Janeiro. A concessionária administrará a rodovia, pelo prazo de 25 anos, desde o entroncamento com a Via Dutra, em Volta Redonda, até a divisa com o estado de Minas Gerais, próximo a Além Paraíba. Nos seis primeiros meses a empresa deverá investir R$. 57 milhões em obras emergenciais e de melhoria das condições de trafegabilidade da rodovia. Após essa primeira fase, começará o pagamento de pedágios no trecho. Nos 25 anos de concessão estão previstos investimentos de R$. 1,4 bilhão.
A solenidade encerra o segundo processo de privatização de estradas federais, uma vez que os outros trechos concedidos já estão sendo administrados pelas concessionárias. A partir do segundo semestre inicia-se as licitações para a terceira etapa de concessão das rodovias federais, envolvendo trechos das BRs 116 e 324, na Bahia, e das BRs 040, 116 e 381, em Minas Gerais.
Considerando-se este novo trecho já são 4083 km de estradas federais privatizadas. Infelizmente esse parece ser um mal necessário, uma vez que já está comprovado que as estradas administradas pelo poder público tendem a ter péssimas condições de manutenção. Salvo raras exceções.
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