sábado, 14 de junho de 2008

Caminhoneiros autônomos planejam paralisação

Está marcada para a próxima quarta-feira, dia 18, assembléia na qual as entidades representativas dos caminhoneiros autônomos irão definir como se dará a paralisação nacional prevista o dia 25 de junho. O motivo da greve é o baixo valor pago pelos fretes que, ao invés de terem sido aumentados após o último reajuste do óleo diesel, baixaram seus preços.
A explicação, segundo José da Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), é que as empresas fornecedoras de cargas mantém contratos, quase sempre anuais, com as transportadoras e se negaram a fazer um reajuste nos preços após o aumento do combustível. Dessa forma as empresas de transporte somente utilizam suas frotas próprias nos trechos rentáveis repassando para os autônomos os fretes que possam dar prejuízo e, ainda assim, com preços inferiores aos que eram praticados antes do aumento, procurando com isso encontrar um equilíbrio em sua lucratividade.
O dirigente cita como exemplo um frete entre São Paulo e Salvador, pelo qual se pagava em média R$. 3.300,00 e que hoje está sendo ofertado por R$. 2.400.00, valor que, segundo ele, não é suficiente nem para pagar o combustível consumido na viagem, pois um caminhão deve consumir cerca de 1500 litros de óleo diesel nesse trecho.
A situação é agravada pela impossibilidade dos transportadores em atualizar a frota que, com idade média de 18 anos, exige muito mais gastos com manutenção.
As entidades que participarão da decisão representam cerca de 995 mil caminhoneiros.

Um comentário:

Unknown disse...

oi sou marcia domingues ,moro em monte santo de minas ,oproblema nao é só o preço do frete e o almento do oleo diesel ,tem muito mais coisa ,exemplo o pedagio que abriu em prtapolis é um absurdo total eles cobram até eixo erguido ,motos e as estradas parece caminho de vaca ta horrivel e mais a balança de s s do paraiso vai começar cobrar entre eixo precisamos fazer alguma coisa a greve nao chegou aqui estamos pensando seriamente em fechar la na balança dia 08 07 pois nao tem condiçoes de prabalhar desse jeito teve um senhor que falou mal dos autonomos mais se nao fossem nos caminhoneiros o brasil parava por favor leia e faça com que a breve chegue aqui tambem temos que acabar com essa safadeza .