
A travessia de 400 metros coincide com a entrada do estuário do porto de Santos o que, por anos, inviabilizou todos os projetos de uma ponte já que atrapalharia a navegabilidade no local. A saída encontrada no novo projeto é utilizar o sistema de estaiamento para elevar a altura da ponte.
Ao todo o projeto prevê a construção de um complexo viário de 4,8 km, sendo que um quilometro será através da ponte estaiada que terá cerca de 80 m de altura.
Hoje a ligação entre as duas cidades pode ser feita através das balsas ou da chamada Rodovia Piaçaguera-Guarujá, em um percurso de 45 km. Em dias normais são transportados aproximadamente 25 mil veículos pelas balsas, o que provoca uma espera de mais de 1 hora para se fazer uma travessia que leva em média 7 minutos. Na época de alta temporada o movimento chega a dobrar e é preciso muita paciência para se suportar as intermináveis filas.
Alguns técnicos acham que a melhor opção seria a construção de um túnel entre as duas cidade, porém o governo do estado alega que a ponte terá vantagens paisagísticas e um custo de manutenção inferior ao do túnel, além de permitir, caso haja necessidade no futuro, o aprofundamento do canal do estuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário