quarta-feira, 18 de março de 2009

Brasil cumprirá acordo centenário

No início do século XX o atual estado do Acre era território da Bolívia e gerava um conflito entre o Brasil e o país vizinho, pois seringueiros brasileiros invadiram a região para se aproveitar dos altos preços que o látex vinha atingindo no mercado internacional. Depois de muita negociação o governo brasileiro, através do Barão do Rio Branco conseguiu um acordo, assinado em 17 de novembro de 1903, com a Bolívia para anexar a região às nossas fronteiras. Em troca, entre outras coisas, o Brasil pagou aos bolivianos a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e construiu a estrada de ferro Madeira-Mamoré, que tinha como principal objetivo escoar a produção boliviana até o Rio Amazonas para que de lá pudesse ser transportada para o resto do mundo.
Uma outra cláusula desse acordo denominado Tratado de Petrópolis, pois foi assinado nessa cidade fluminense, previa a construção de uma ponte sobre o Rio Mamoré ligando os dois países. Durante mais de um século essa parte do acordo ficou pendente, mas a situação começa a ser resolvida pois o DNIT acaba de abrir licitação para a construção da obra que ligará a cidade de Guajará-Mirim em Rondônia à localidade boliviana de Guayaramerín.

A ponte terá 1200 metros em pista dupla e passagem para pedestres, a previsão é de que as obras iniciem-se no primeiro trimestre de 2010.

Foto:
locomotiva da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré exposta em praça pública de Guajará-Mirim

Nenhum comentário: