sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ponte na Amazônia vai para o Guiness ou será destruída

Inaugurada em abril e construída toda em madeira a ponte sobre o Rio Curuá, no município paraense de Alenquer, pode com seus 360 metros, entrar para o Guiness Book de recordes mundiais como a maior ponte totalmente de madeira existente no planeta. Localizada na rodovia PA-254 a ponte atende a uma reinvidicação antiga das populações dos municípios da Calha Norte do estado.
Responsável pela obra a Prefeitura de Alenquer alega que a ponte foi totalmente construída com madeiras doadas pela população o que reduziu o custo da mesma que, segundo o atual prefeito, custou menos de R$. 500 mil para os cofres públicos.
Só que essa estrutura está correndo o risco de ser destruída, pois o Ministério Público Estadual acatou uma ação civil pública que alega a falta de estudos de impacto ambiental para a construção da mesma. Segundo o promotor que cuida do caso já foram solicitados os documentos ambientais que comprovem que a ponte não vá interferir na natureza local, mas os mesmos não foram apresentados. O prazo para a prefeitura prestar os esclarecimentos vai até a primeira semana de novembro, a partir daí será multada podendo até ser obrigada a destruir a ponte.
Imagem: Ponte sobre o Rio Curuá no dia da inauguração. Foto gentilmente cedida pelo site www.alenquerpara.com.br

sábado, 11 de outubro de 2008

Documento pode vir a ter a quilometragem do veículo

No sentido de evitar as constantes adulterações dos hodômetros na hora da venda, o deputado Jefferson Campos do PTB de SP apresentou projeto de lei que obriga que a quilometragem conste do Certificado de Registro do Veículo. Isso passa a ser possível a partir do início da Inspeção Veicular Anual, que está para ser regulamentada desde 1998 pelo Contran. Espera-se para breve essa regulamentação e, em sendo aprovado o projeto de lei, a adição de mais esse dado no documento o que trará mais tranquilidade para quem adquire um veículo de segunda mão.