A Coordenação de Cadastro e Licitações do DNIT abrirá no próximo dia 30 às 9 horas, em Brasília, as propostas dos interessados na prestação de serviços de automação do processo de medição da velocidade de veículos em pontos críticos das rodovias. Através desta licitação que é dividida em cinco lotes, serão instalados equipamentos eletrônicos, do tipo radar fixo, em 1.100 pontos de rodovias federais em todo o país.
O objetivo é aumentar a segurança nos trechos rurais, eliminando o excesso de velocidade e, conseqüentemente, reduzir a ocorrência de acidentes. Segundo estudos realizados pelo IPR - Instituto de Pesquisas Rodoviárias do DNIT, no ano de 2006 foram registrados 110.391 acidentes (somente nas áreas rurais). Tais acidentes, dos quais 4.919 tiveram vítimas fatais geraram um custo de R$ 6 bilhões.
Segundo a Coordenação Geral de Operações Rodoviárias do DNIT, isto, por si já justifica o controle proposto. Para instalação e operação deste sistema serão investidos cerca de R$ 609 milhões em cinco anos. Além disso, estudos preliminares de engenharia de tráfego e trânsito indicam a instalação de radares fixos, como o melhor meio de se estender para as áreas rurais das rodovias, o sucesso obtido no controle de velocidade implantado em áreas urbanas, através dos REVs.
Os Radares Fixos são diferentes dos REVs (Redutores Eletrônicos de Velocidade). São equipamentos discretos que não emitem sinais de qualquer forma. No entanto, fotografam todo veículo que ultrapassa a velocidade permitida para o trecho da rodovia em que estão instalados. Os registros serão transmitidos “on-line” para o DNIT, para notificação e imposições de penalidades.
Controle de Avanço de Sinal
Através de outra concorrência pública (Edital nº 239/08) que será aberta no dia 31 de julho, o DNIT vai contratar empresas para fiscalizar os semáforos e faixas de pedestres nos trechos urbanos das rodovias.
O objetivo é instalar 466 equipamentos de controle de avanço do sinal vermelho em todo o país. Esta licitação está dividida em 4 lotes. Os contratos terão validade de cinco anos e nesse período o DNIT investirá neles, cerca de R$ 292,9 milhões.
Com REVs redução foi de 70% – Nos últimos anos foram instalados, nas rodovias federais de todo o país, 321 equipamentos deste tipo, que ficaram conhecidos como Lombadas Eletrônicas. Em alguns locais, eles ajudaram a reduzir em 70% o número de ocorrência de acidentes. Com o final dos contratos e esgotadas todas as possibilidades de adiamento, os equipamentos foram desligados no final de 2007.
A previsão é de que até o final do ano, o sistema de Redutores não só volte a funcionar, mas seja levado para outras rodovias chegando, em cinco anos, a um total de 1.130 pontos e abrangendo todos os estados da federação.
Nesta quarta-feira (09/07) o DNIT abrirá as propostas de preços dos interessados na concorrência pública (Edital nº 035/08), lançada em janeiro/08. O Edital está dividido em 5 lotes. Os contratos terão validade de cinco anos e contarão com investimento de R$ 743,8 milhões.
Fonte: DNIT
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