Quem nunca reduziu a velocidade ao passar por um radar e dirigiu acima do limite depois disso? Com certeza uma grande parte dos motoristas agem dessa forma. Justamente para coibir esse procedimento o governo federal deve apresentar projeto de lei que prevê o controle de velocidade através de trechos. Dessa forma é registrado quando um veículo passar pelo primeiro controle e calculado o tempo até chegar a um segundo, aferindo-se então a velocidade média para percorrer esse trecho. Hoje esse tipo de controle é proibido e para que possa ser implementado há necessidade de mudar-se a lei.
A proposta não apresenta a maneira como se fará o controle, mas existem duas alternativas, uma que obrigaria a instalação de chips em toda a frota e o controle fosse feito através desses dados. A segunda alternativa seria adotar um tipo de radar diferenciado, que lê a placa do veículo, ao invés de simplesmente fotografá-lo.
As opiniões são divergentes, há quem defenda o sistema pois acaba com a pratica comum citada acima e os que são contrários pois alegam que dessa forma o motorista possa vir a exceder a velocidade em certos trechos, até mais perigosos, e diminuir consideravelmente em outros. Há de se achar um consenso. O que não pode se negar é que está se buscando alternativas para que haja um controle maior sobre os excessos praticados por alguns.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)